A minha Moleskine é um blog!

Outubro 27 2011

 

Este foi, sem dúvida o melhor livro que li sobre ética. Foi escrito por Fernando Savater, um escritor e filósofo espanhol, catedrático de ética.

 

Trata-se de um livro "de pai para filho". Savater ensina as opções e os valores da liberdade a um adolescente (o filho). Trata-se de um livro indispensável. Numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, Savater explica o que é a  Ética e como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. De forma simples somos chamados a reflectir sobre:

 

 

 liberdade de escolha

 responsabilidade,

o valor da amizade

o amor

o respeito

a posse

o poder

 

Algumas frases que me ficaram…

 

“ O que me interessa não é saber se há vida depois da morte, mas sim o facto de haver vida antes. E interessa-me que essa vida seja uma boa vida, não uma simples sobrevivência ou medo de morrer”

 

“Tenta não gastares a tua vida a odiares e a ter medo”

 

“ O máximo que podemos obter seja do que for é a alegria. Tudo o que conduz à alegria tem justificação e tudo o que nos afasta da alegria é o caminho errado… mas o prazer só é magnifico e desejável quando colocado ao serviço da alegria, mas não quando a turva ou compromete!”

 

“ A única coisa para que a ética serve é para nos tentarmos melhorar a nós próprios e não para repreender eloquentemente o vizinho”.

 

“ E a única coisa certa que a ética sabe é que o vizinho, tu, eu e os restantes fomos todos feitos artesanalmente, um a um com apaixonada diferença

 

publicado por vcl às 10:31

Estas são as minhas anotações sobre a vida! Quero registá-las para não as esquecer! Quero que um dia as possas ler!
mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
19
21

23
24
25
26
29